Postagens

Mostrando postagens de dezembro 1, 2013

PEC por cotas ignora índice de negros

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou na última semana, PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reserva, no mínimo, um quinto das vagas para deputados federais e estaduais ignorando a proporção de quantos se candidatam a esses cargos. A proposta, que ainda precisa passar por uma comissão especial antes de ir ao plenário determina a cota de dois terços da população nacional (no caso dos federais) ou estadual dos que tenham se declarado pretos ou pardos no censo do IBGE anterior à eleição. Ela também prevê, porém, uma cota mínima de 20% para onde essa proporção for menor. Um dos autores da PEC, o deputado federal Luiz Alberto (PT-BA) assumiu que desconhece a proporção de candidatos negros, mas disse ao site Terra que "o partido que não disputar essas cotas, ele vai entrar perdendo" Ele acrescentou que estabelecer cotas de candidaturas "não tem efeito prático", mas nega que possam sobrar vagas de cotistas. "Não temos (...) qu

Aviso !!!

Imagem

Nelson Mandela faleceu aos 95 anos

Imagem
  A cerimônia nacional em memória do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, falecido quinta-feira (5/12) aos 95 anos, será realizada em 10 de dezembro no estádio de Soweto e seu sepultamento será no dia 15, na aldeia de Qunu (Sul), anunciou nesta sexta-feira (6/12) o presidente Jacob Zuma. "Vamos dar um funeral de Estado ao ex-presidente Nelson Mandela, e ele será enterrado em 15 de dezembro em Qunu, em Cabo Oriental", disse Zuma, acrescentando que uma cerimônia oficial será realizada em 10 de dezembro no estádio Soccer City, em Soweto, perto de Joanesburgo.

Adeus Mandela

Imagem

Comunidade quilombola - Sumidoro (GO)

Imagem
Foram 160 anos de luta por reconhecimento até que, neste ano — pouco mais de um século após a criação da Lei Áurea —, 120 famílias formadas por filhos, netos, bisnetos e tataranetos de escravos passaram a existir oficialmente para o Brasil. A comunidade remanescente de quilombo (CRQ) Sumidoro, distante 12km do município goiano de Padre Bernardo, foi um dos últimos grupos a receber o certificado da Fundação Cultural Palmares. O documento é uma espécie de Carteira de Identidade e comprova que, naquela região, vivem descendentes de negros, cujas vidas foram marcadas pela escravidão.

FEMINISMO DA MULHER NEGRA NO BRASIL

Imagem
O movimento feminista da mulher negra tem como foco a discussão política e intelectual  no qual são repensados a condição da mulher negra na conjuntura atual dentro da perspectiva do movimento negro.São discutidos vários diálogos possíveis , experiências de vida bem sucedidos ,conflitos e lutas da mulher negra.Quando houve o surgimento do movimento feminista nos anos 70 , não se levou em conta as peculiaridades da mulher não branca.Por isso este movimento feminista da mulher  negra reavalia as políticas feminista.

Ex-diretor de marketing do banco do brasil foge para Itália (mensalão)

Imagem