A Base Aérea de Brasília - BABR - Brigadeiro Eduardo é uma base da Força Aérea Brasileira localizada em Brasília, capital do Brasil e sede do Distrito Federal. Foi criada em 3 de dezembro de 1963 e funciona junto ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. A Base Aérea de Brasília é conhecida em todo o Brasil por ser a base de operações do FAB VC-1A, que é a principal aeronave responsável pelo transporte do(a) Presidente da República.
Em 2016, a Força Aérea Brasileira iniciou um profundo processo de reestruturação[1], culminando com a desativação da Base Aérea de Brasília em 19 de janeiro de 2017. Nesta mesma data, foi ativada em seu lugar a Ala 1, subordinada ao COMPREP - Comando de Preparo[2].
Na Base Aérea de Brasília operaram as seguintes unidades da FAB:
  • Grupo de Transporte Especial - GTE, com aeronaves VC-1A (Airbus A319 Corporate Jetliner); VC-96 (Boeing 737-200); VU-55C (Gates Learjet 55); VU-35A (Gates Learjet 35); VH-55 (Helibrás HB-355 Esquilo) e VH-34 (Eurocopter AS332M Super Puma). O GTE é responsável pelo transporte aéreo do (ou da) Presidente da República, ministros e demais autoridades, incluindo dignitários estrangeiros em visita ao Brasil.
  • 6º Esquadrão de Transporte Aéreo, 6º ETA - Esquadrão Guará com aeronaves C-95C (Embraer EMB-110 Bandeirante), C-97 e VC-97 (Embraer EMB-120 Brasília) e VU-9 (Embraer EMB-121 Xingu).
  • Restruturação: Desativação da BABR e Ativação da Ala 1[editar | editar código-fonte]

    Antes da reestruturação da FAB, as Bases Aéreas tinham o objetivo de apoiar suas unidades sediadas, como forma de subordinação administrativa. Esta função de apoiar foi transferida para os GAP - Grupamentos de Apoio, novas unidades ativadas para este fim.
    Com a desativação das Bases Aéreas, forma ativadas as Alas (que não representam uma sigla), cujo objetivo é coordenar toda atividade operacional exercida por suas Unidades Aéreas. A Ala 1 foi ativada com o objetivo de conduzir operacionalmente o 6º Esquadrão de Transporte (6º ETA). O GTE continua, no entanto, subordinado ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica.
    Resultado de imagem para base aérea de brasiliaO primeiro Comandante da Ala 1 é o Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita[2].
  • Grupo de Transporte Especial


  • Serviço de 1ª Classe!



    Grupo de Transporte Especial - GTE foi criado em 1957, subordinado ao Quartel-General da então III Zona Aérea (Rio de Janeiro). Hoje, subordinado ao Gabinete do Ministro da Aeronáutica, tem por missão realizar o transporte aéreo do Presidente da República, Ministros de Estado, Secretários da Presidência da República, e autoridades dos Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Alto-Comando da Aeronáutica. O GTEé formado por dois esquadrões - GTE1 e GTE2 - os quais atendem à Presidência da República e ao Gabinete do Ministro da Aeronáutica, respectivamente.
    Em 1938 a Aviação Militar do Exército adquiriu oito Lockheed 12A, os quais foram utilizados para o transporte do Presidente da República e outras autoridades civis e militares. Esses aviões foram transferidos para a FAB quando de sua criação em 1941, sob a designação UC-40. A 4 de junho de 1941, foi criada a Seção de Aviões de Comando, predecessora do GTE. Sediada no Campo do Calabouço, onde hoje se situa o Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro, seu primeiro comandante foi o Cap.-Av. Nero Moura e era equipada com aviões VC-60 e VC-66 (Lockheed 18 Lodestar) e VC-45 (Beechcraft E-18S).



  • Por CLAUDIO BANDEIRA DE AZAMBUJA ( 2018). 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza