A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza

O paraíso de quem gosta de luxo. Hotéis 5 estrelas, arranha-céus com piscinas a centenas de metros do chão. É o local onde pessoas enriqueceram às custas do petróleo. Ainda não sabe de onde estamos falando? Trata-se de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Entretanto, vamos em busca de uma paisagem diferente, longe do luxuosíssimo Burj al Arab e de Burj Khalifa, mas sim, perto das pessoas pobres. Chegamos, então, à conclusão de que neste lugar a riqueza é totalmente artificial. 
Resultado de imagem para fotos edificio burj khalifa
A Dubai que o turista não conhece tem outro nome. É chamada de Sonapur, o nome não-oficial dessa periferia de Dubai, longe do luxo, dos arranha-céus e da grande riqueza que caracteriza a cidade do Oriente Médio.
Imigrantes do sul da Ásia trabalham aqui e viajam para Dubai com a esperança de construir um futuro para as suas famílias. A capital da riqueza, no entanto, oferece-lhes apenas misériabaixos salários e trabalho exaustivo em um calor sufocante. Condições bem próximas às da escravidão. 
São imagens que trazem vislumbres de vidas pobres, envolvidas em trabalho pesado. A foto abaixo mostra uma cozinha grande e suja no campo de Sonapur, onde muitos trabalhadores vivem.
Muitos trabalhadores perdem seus direitos assim que colocam os pés nos Emirados Árabes Unidos, pois seus passaportes são confiscados no aeroporto e estes são forçados a trabalhar. Uma escolha óbvia para qualquer um que não tem outra alternativa. O campo de Sonapur agora abriga 150.000 trabalhadores, principalmente da Índia, Paquistão, Bangladesh e China
As imagens foram feitas pelo artista iraniano Farhad Berahman – documentarista especializado em documentário social, viagens e fotografia editorial em áreas da Ásia e do Oriente Médio. Seu trabalho é sobre as pessoas e, em particular, a forma como os indivíduos e as comunidades interagem e são afetados por seu ambiente.
As fotos de Farhad Berahman falam por si e mostram a miséria, a sujeira e, por vezes, um sorriso:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio