Sernegra é marcado por debates e atividades culturais no Instituto Federal de Brasília

O segundo dia da II Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (Sernegra) do Instituto Federal de Brasília (IFB) foi marcado por seções temáticas, atividades culturais e debate.
Pela manhã, grupos debateram, em salas de aula do Campus Brasília, temas, como Arte e Literatura Afro-Brasileira, Interseccionalidade de gênero e raça, Políticas públicas, entre outros. Glauco Feijó, um dos organizadores do evento, explicou que fomentar o debate qualificado acadêmico de pesquisa e extensão no IFB era um dos objetivos desse segundo dia de evento.
O dia foi marcado pelo debate “10 anos de cota”, com a participação da secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Ângela Nascimento, do professor da Universidade Federal da Bahia, Jocélio Teles dos Santos, e mediação da professora da Universidade de Brasília Renísia Cristina Filice.

Ângela apresentou um panorama histórico das políticas de ações afirmativas nacionais. A secretária resgatou momentos importantes do ativismo negro do Brasil, como a Marcha Zumbi dos Palmares, em 1995, a criminalização do racismo na constituição de 1988 e a promulgação do Estatuto da Igualdade Racial em 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza