Seminário sobre os jovens negros no Distrito Federal 2013

Plano de ação será apresentado para os gestores atuarem em prevenção

Os homicídios são, hoje, a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Para reverter esse quadro, o governo federal está se unindo ao Distrito Federal para construir um plano de ações para ser implantado em todas as regiões administrativas do DF. Será realizado, hoje, um fórum de apresentação do Plano Juventude Viva.

No evento, o Plano Juventude Viva será apresentado aos atores gestores distritais. Tal plano é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Nacional da Juventude e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Visa a construir com os órgãos do GDF um retrato das ações que já estão sendo desenvolvidas e que podem contribuir para os objetivos do Plano Juventude Viva no DF.

Como resultado da atividade, espera-se identificar os gestores de cada secretaria do GDF que servirão de ponto focal para a implementação do plano e levantar as ações em curso relacionadas às metas do projeto, entre elas a prevenção da mortalidade da juventude negra.

Participam da organização do fórum diferentes órgãos do GDF e do governo federal: Secretaria de Igualdade Racial do DF, Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo, Secretaria Nacional de Juventude e Departamento de Apoio à Gestão Participativa do Ministério da Saúde. O papel de cada órgãos é promover ações que se articulem entre si.

Violência lidera a mortalidade

Mapa – Dados do Ministério da Saúde mostram que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídio em 2010 no Brasil eram jovens, dos quais 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino. De acordo com o Mapa da Violência 2012, o DF ocupa o 7º lugar no ranking das unidades da Federação onde morrem mais jovens negros.



O plano visa a construir com os órgãos do GDF uma ação para o Juventude Viva

ASSUNTO RELACIONADO :

http://cbazambuja.blogspot.com.br/2013/06/agressao-um-negro-nas-lojas-americanas.html

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza