Obama,presidente negro é reeleito nos EUA, alegra os moradores do Varjão-DF

CHICAGO - Barack Obama foi reeleito terça-feira nos EUA. A vitória na Pensilvânia, que se inclinara nas últimas semanas para seu opositor, Mitt Romney, e também em Ohio e em Michigan, Estados de imensa participação da indústria automotiva em suas economias, garantiram ao presidente a reeleição.

Obama comemora reeleição ao lado do vice, Joe Biden - Shawn Thew/EfeO presidente obteve um segundo mandato com 306 votos no Colégio Eleitoral ante 206 de Romney

Em seu discurso da vitória, perante centenas de correligionários democratas que lotaram um ginásio em Chicago Obama disse que o povo americano lutou durante tempos econômicos difíceis e destacou que o "melhor ainda está por vir" nos EUA. Recebido com aplausos em sua cidade natal, ele estava ao lado da primeira-dama Michelle Obama e das filhas Sasha e Malia.
O democrata afirmou querer se encontrar com Romney para discutir como eles poderão trabalhar juntos. O presidente reeleito disse que eles podem ter "lutado ferozmente" durante a campanha eleitoral, "mas isso é só porque amamos profundamente este país."
A vitória foi anunciada às 23h30 de 6 de novembro na Costa Leste americana (2h30 de 7 de novembro, no horário de Brasília), quando ainda estava em curso a votação em Estados tradicionalmente indecisos e cruciais – a Flórida e a Virgínia. O Colorado, outro Estado-chave, estava na metade da apuração. Na frente da Casa Branca, eleitores de Obama festejaram o resultado, assim como os convidados para assistir a seu discurso de vitória, no McCormick Center, o principal centro de convenções de Chicago.
O presidente obteve um segundo mandato com 303 votos no Colégio Eleitoral ante 206 de Romney - já contabilizada a projeção de vitória do republicano no Alasca (3 delegados) e faltando finalizar a contagem na Flórida, onde 29 delegados estão em disputa.
O Colégio Eleitoral vai se reunir no dia 17 de dezembro para referendar o resultado das eleições.
Com AP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza