É hora de pensar nas bicicletas

 / Estou na parada  esperando que o coletivo que vai para o  Lago Norte passe.Arrasta-se o trânsito na avenida movimentada do Varjão-DF. Vejo ao meu lado um ciclista: Mulher, 30 e poucos anos, roupa leves , mochila nas costas, capacete. Pedala com vontade, mas não acompanha o ritmo dos automóveis. Fica pra trás. Penso eu: “Vendo os carros se deslocando mais rápido, ela vai acabar querendo dirigir um também”.
Pego o ônibus que em poucos minutos passa dela, e ai o trânsito para. Tem carro demais na via. , ficamos todos estagnados e nem dá tempo de aproveitar . A ciclista me ultrapassa. Sempre no mesmo ritmo. Fico para trás. E agora penso eu: “Vendo o ciclista se deslocando mais rápido que eu, vou acabar querendo andar de bicicleta também”.
Essa cena já aconteceu mais de uma vez comigo. No roda-e-para do trânsito, ser ultrapassado por uma bicicleta. Deve ter acontecido com você também.
Noto a presença de um novo ciclista nas cidades. São jovens de classe média, universitários ou profissionais, com alguma experiência de viagens internacionais que acabaram por influenciá-los. Para eles, usar a bicicleta é uma escolha consciente, uma espécie de ato político.
Será um grande desperdício se as administrações regionais ignorarem esse movimento espontâneo de simpatia por um meio de transporte que não polui e não faz barulho. Infelizmente corremos o risco de ver o bom momento.
Em um trabalho que (Azambuja,2012) fez mostrou que facilitar a vida do ciclista significa, em algum nível, limitar a liberdade dos motoristas.Mas autoriza a pensarmos  na cidade como o grande palco da convivência humana e  com olhos no futuro.
“Não me leias se buscas flamante novidade ou sopro de Camões.Aquilo que revelo e o mais que segue oculto em vítreos alçapões são notícias humanas, simples estar-no-mundo, e brincos de palavra, um não-estar-estando, mas de tal jeito urdidos o jogo e a confissão que nem distingo eu mesmo o vivido e o inventado. Tudo vivido? Nada. Nada vivido? Tudo.” (Poema-Orelha) . Carlos Drummond de Andrade


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza