Moradores dos arredores do Plano Piloto , uma visão de um observador do Varjão-DF

Este artigo discute a articulação entre pobreza urbana e desigualdade social com base em estudos  realizados nos arredores da cidade de Brasília-DF. A literatura, sobretudo a sociológica e a econômica, já demonstrou que estes dois processos não caminham necessariamente no mesmo sentido, uma vez que pode ocorrer a diminuição da pobreza e o aumento da desigualdade ou o aumento daquela e a diminuição desta, entre outras possibilidades. Para as pretensões deste texto, partimos da constatação de que estão em curso melhorias materiais entre a população considerada pobre, mas também está em curso a reprodução de distâncias sociais, algo que pode ser estendido para outros centros urbanos brasileiros. Por meio da comparação, propomos  discutir alguns mecanismos sociais que produzem esta oscilação entre atenuar e reproduzir, cujos efeitos e causas são tanto materiais quanto simbólicos.

A expectativa que se tinha, antes de iniciar a pesquisa era de que os arredores de Brasília-DF iria reproduzir o que se encontrou em pesquisas na favela de Paraisópolis, segunda maior do município de São Paulo e localizada ao lado do rico bairro do Morumbi, era de deparar com um lugar extremamente pobre. A percepção visual da localidade explica essa impressão: uma favela circunscrita pela arquitetura dos condomínios de classes média e alta e das mansões do Morumbi. Contudo, quando comparada a periferia de Brasilia , constatamos que é pouco representativa do cenário da pobreza metropolitana, pois possui diversas formas de acesso a recursos materiais em virtude da alta densidade de suas redes de relações e por sua localização privilegiada.
Como nos dados acima vemos a identidade ainda possui um certo grau de distorção pois um pouco mais da metade da população analisada declarou-se média baixa.Sendo que muitos apesar de terem um modo de vida comparado aos moradores das áreas mais ricas do Distrito Federal.
pesquisa  realizada pelo Correio Braziliense no ano de 2007 com jovens OBTEVE resultados bem semelhantes a estes colhidos por nós nas comunidades do Varjão , Santa Maria , Pedregal ,Valparaiso (Go) e Valparaíso (Go).
Os resultados estão aqui listados os que foi o foco da nossa observação.Esses 5 (cinco) itens é que foram perguntados pois seguiam os mesmos questionário de uma pesquisa que foi realizada no ano de 2007.
O que podemos observar nesta parte da pesquisa é que houve uma  mobilidade onde vimos que foi usado a modificação social e assim compreendermos as formas pelas quais os diferentes grupos humanos diferenciam os integrantes de uma mesma cultura. De forma mais específica, a mobilidade tem a importante função de pensar as vias e possibilidades de troca, ascensão ou rebaixamento que um determinado indivíduo possui no meio em que estabelece suas relações.

Por CLÁUDIO BANDEIRA DE AZAMBUJA








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza