DOMÉSTICAS - perfil em transformação no Brasil.

No Brasil , esse esvaziamento deste tipo de profissional tem sido lento e gradual.Estudos realizados mostra que essa categoria tem tido um crescimento no seu poder de compra o que veremos nos dados listados abaixo conforme pesquisa realizada .
No Varjão-DF , a maior força econômica da cidade é dessa categoria.A cidade tem um dos maiores percentuais de trabalhadores domésticos do Distrito Federal.http://cbazambuja.blogspot.com/2012/02/mais-caro-e-raro-trabalho-domestico.html

Algumas famílias, entretanto, enfrentam essa nova realidade assumindo a responsabilidade sobre as tarefas de manutenção do lar. A dona de casa Neide de Oliveira Mota Kokubo conta que há anos deixou de ter uma diarista. E a questão econômica, apesar de também ter pesado na decisão, não é o fator determinante para a família, que tem renda compatível com a classe AB. “Não acho certo ter que pagar para alguém limpar a minha casa”, diz. Na casa da família Kokubo moram seis pessoas – além de Neide e o marido, a sogra, de 85 anos, dois filhos e uma nora.
De acordo com a pesquisadora do Ipea Luana Simões Pinheiro, essa nova divisão doméstica do trabalho já começa a aparecer nas estatísticas da Pnad. “As tarefas domésticas, ainda que pontualmente, começam a deixar de ser tarefa exclusiva das mulheres e donas de casa.” De acordo com a Pnad, 90% das mulheres realizam tarefas domésticas contra 50% dos homens. Enquanto elas dedicam 20 horas semanais nessas atividades, eles gastam a metade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza