Varjão integram cidade , onde 10% possui menor poder aquisitivo

Embora com peculiaridades acentuadas em algumas regiões, os dados de Planaltina, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião e Varjão revelam uma certa similaridade nos indicadores encontrados para todas as regiões, como, por exemplo, o número médio de moradores por domicílio; certo grau de estabilidade na condição de domicílios permanentes e atendimento próximo de 100% para o abastecimento de água e limpeza urbana.

Foi também identificado percentual semelhante nas cinco regiões dos que não têm atividade remunerada, não recebem 13º salário, não possuem conta bancária e não contribuem para a previdência.

Com exceção de Santa Maria (14,7%), há pequena variação na participação relativa de domicílios de renda baixa nas RAs que foram implantadas pelo Poder Público para assentamento de conjunto de invasões, como é o caso de parte de Paranoá (22,5%), parte de Planaltina (22,3%) e de São Sebastião (21%). O mesmo não ocorreu com a localidade do Varjão, onde mais de 1/3 de seus domicílios (33,8%%) possuem renda abaixo de 2 salários mínimos.

Essa situação pode ter sido motivada pelo fato de esse núcleo habitacional ter sido formado por pessoas que procuraram se instalar próximo ao mercado de trabalho que não exige mão-de-obra especializada, já que a grande maioria passou a trabalhar como empregado doméstico. No caso em questão, historicamente o Varjão de hoje surgiu como invasão próxima à RA do Lago Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza