Inflação - cometário CLÁUDIO BANDEIRA DE AZAMBUJA

Alta de ônibus, gasolina e celular, entre outros, pesou 1,07 ponto no IPCA de 3,87% do 1° semestre

Os preços administrados ou monitorados pelo governo colaboraram com 1,07 ponto percentual nos 3,87% da inflação do primeiro semestre, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE. No ano passado, eles tiveram peso de 0,42 ponto percentual na inflação de 3,09% do semestre. "Em termos de impacto, mais do que dobrou em relação ao primeiro semestre do ano anterior", disse a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina dos Santos, à Agência Estado. "Tem muito de aumentos de transportes nesse resultado." Entre os principais impactos estão os aumentos de ônibus urbano, loterias, gasolina, etanol, metrô, trem e celular (veja quadro). 

Já o IPCA acumulado em 12 meses até junho, de 6,71%, foi o maior desde 2005 (7,27%). O resultado bate pelo 3º mês seguido o teto da meta do Banco Central, de 6,5% neste ano. 

Em junho, o IPCA subiu 0,15%, ante 0,47% em maio. A desaceleração foi puxada pelos grupos alimentação e bebidas (que subiu 0,63% em maio e caiu 0,26% em junho) e transportes (queda de 0,61%, após recuar 0,24% em maio). O litro da gasolina subiu 0,85% em maio e teve queda de 3,94% em junho. 

São Paulo tem deflação em junho.



No Varjão-DF ocorreu justamente o contrário.Houve um aumento , pois um item importante que é o transporte passou os micro-ônibus de 1,50 para R$2,00.Este é o meio de locomoção de uma faixa importante de trabalhadores que utilizam o transporte coletivo urbano.Com isso a inflação aumento na referida cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza