AJUDE UM ANALFABETO

“Ninguém opta pela tristeza e pela miséria; ninguém é analfabeto por opção” (Paulo Freire)

Se você conhece alguém (empregada doméstica, faxineiro, jardineiro, pessoa idosa...) que não sabe ler nem escrever, encaminhe-o a um dos Núcleos de Alfabetização do Centro de Voluntariado do DF.

Como reconhecer uma pessoa analfabeta: mostre um folheto de propaganda, revista ou jornal e peça para ler um título ou um texto bem simples. Se ela apresentar dificuldade na fala, gagueja ou diz não enxergar, é sinal evidente de analfabetismo.

Outra coisa que você pode fazer: pedir para mostrar sua carteira de identidade. Se tiver carimbado “Não alfabetizado” no local da assinatura também evidencia o analfabetismo.

A abordagem à pessoa analfabeta deve ser cautelosa: pergunta se ela já estudou quando era criança, se foi para escola alguma vez ou se ela não quer estudar. Pergunte indiretamente se for o caso. Não insista se a pessoa não quer estudar, é melhor procurar saber o motivo.

Depois que a pessoa se mostrar interessada, aí sim deve pedir p/ ela ligar, nunca ligue em nome dela. A iniciativa deve ser dela.

Feito isto, entre em contado conosco pelo telefone 9956-5750 ou mande e-mail para nucleoalfa@gmail.comcom o assunto “Encaminho um(a) alfabetizando(a)” e aguarde retorno.

Com este simples gesto você estará contribuindo para a diminuição do analfabetismo no DF.

Emilio Hiroshi Moriya
Núcleo Alfa/CVDF

Núcleos de Alfabetização:

1. IBAN EQN 313/4
2. Igreja Batista QI 13 Lago Norte
3. Igr.N.S.Perp.Socorro QL 6 Lago Sul
4. Casa São José – Varjão
5. Igreja S.José Operário L-2 604 Norte
6. Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito 303/304 Norte
7. LIA PAPELARIA 704/5 Norte
8. Escola Parque 210/211 Sul
9. Centro Espírita Atualpa 610 Sul
10. Comunhão Espírita 604 Sul
11. Camara Dep.Anexo IV SS refeitório
12. Park Way Q27

Se você morador do VARJÃO ou não ,mas conheçe algum analfabeto seje solidário e indique a Casa São José - Varjão-DF ou um dos endereços acima listados para que essa pessoa possa se alfabetizar.Só assim teremos uma sociedade mais justa.Iniciativas como essas devem ser ampliadas.

Fonte: Centro de Voluntáriado do Distrito Federal.

Por Cláudio Bandeira de Azambuja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza