DESAPARECIDOS NO VARJÃO-DF




A grande pergunta é porque uma pessoa desapareçe ? Como desapareçe ? Quais os motivos que levaram a isso? Há uma tese do Dijaci Oliveira (2007) feito na Universidade de Brasíla que trata deste fenomeno que indivíduos diariamente desapareçem sem que se tenha qualquer informação do seu paradeiro.Partiu-se da hipotese , de que o fenomeno é fruto de uma teia de relações que envolvem desde a microescala que é a família - e seu desafio em lidar com os seus conflitos intergeracionais - até a macroescala do Estado- e sua incapacidade de gerar uma política eficaz de segurança.No mês passado (Novembro de 2010) um morador do cidade do Varjão-DF desapareçeu após ir até a rodoviária de Brasília buscar umas pessoas para fazer uma viagem para a Bahia.Recebeu segundo sabe-se uma ligação do suposto contratante desta viagem a proposta de encontra-lo em 30 minutos com a promessa de que a receberia por essa pontualidade a quantia de R$ 2.500,00.Como era de costume sempre o Sr Dimas , como era conhecido na cidade deslocou-se para lá e nunca mais retornou.
Como vemos o desaparecimento de uma pessoa é um fenomeno complexo que atinge o sistema familiar de diversas maneiras , mas a sensação de perda permeia todas elas , pois , geralmente , a confirmação do fato é regada a mistério e despreparo dos familiares , uma vez que não costumam se preparar para a perda de um membro da família de tal maneira , Isabel Bareicha (2009).
Nestes últimos anos não se tem casos de pessoas desaparecidas na cidade.Este caso que foi relatado acima , ilustra bem , que os problemas novos estão surgindo no seio da nossa comunidade .
Título: Desaparecidos civis : conflitos familiares, institucionais e segurança pública
Autor(es): Oliveira, Dijaci David de
Orientador(es): Bandeira, Lourdes Maria
Assunto: Desaparecido civil
Segurança pública
Família
Geração
Data de publicação: Mai-2007
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://hdl.handle.net/10482/1217

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza