TERREMOTO NO DF-parte 2

TERREMOTO


Terremoto de 4,6 graus atinge o Distrito Federal
Tremores foram sentidos nesta sexta-feira (8) em diversos pontos do Distrito Federal. Várias pessoas testemunharam os tremores, que alcançaram 4,6 pontos na escala Richter. Não foram registradas ocorrências graves após o tremor de 20 segundos que aconteceu por volta das 17h10.

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros receberam juntas mais de 240 ligações devido aos abalos sísmicos. Segundo informações, os bombeiros foram chamados na quadra 2 do Setor de Indústrias de Taguatinga, no Setor Comercial Sul e nos prédios do Tribunal de Contas e da Associação Nacional de Transporte Terrestre, ambos localizados no Setor Bancário Norte por suspeitas de rachaduras nas estruturas dos prédios causadas pelo terremoto.

Os funcionários do TSE, que tiveram que deixar o prédio com urgência, relataram que as mesas e computadores balaçaram. O tremor começou por volta das 17h e durou cerca de 20 segundos. Os seguranças do local proibiram a entrada no prédio após a evacuação.

Veja o vídeo do G1 de um prédio na Asa Norte sendo evacuado




Especialistas do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirmam tremor de 4,6 pontos na escala Richter, considerado forte pelo professor e diretor do Observatório Jorge França. A magnitude ainda é preliminar. "Houve um tremor seguido de outro. Há chances acontecer novamente hoje", alertou. Esse foi o maior tremor registrado na região centra do país.

O foco do terremoto foi na cidade Mara Rosa, na divisa de Goiás com Tocantis, há exatos 550 quilômetros de Brasília. No último dia 4 de setembro, também foi registrado um tremor na região. Desta vez, a magnitude foi de 3,6. "Quem estava em um raio de até 300 quilômetros a partir de Mara Rosa possivelmente sentiu um tremor forte".


Segundo o professor, a sequência de tremores é comum. Jorge explica que quem está em prédios altos sente os tremores com mais intensidade. "Os edifícios já possuem uma frequência de oscilação. Quando há um tremor de terra, eles entram em ressonância com o próprio terremoto", afirma. "Quem estava a pé ou dentro de algum veículo provavelmente não sentiu nada", completa.

Os locais onde existem relatos que o tremor foi sentido com mais intensidade foram Lago Sul, Setor de Indústria e Abastecimento, Asa Norte, Setor de Rádio e TV Norte, Sobradinho, Setor Comercial Sul, Sudoeste.

Segundo o instituto norte-americano USGS, que presta serviço ao Departamento do Interior dos Estados Unidos, ainda que o epicentro do terremoto tenha sido registrado na divisa de Goiás e Tocantins, os brasiliense sentiram os efeitos do tremor, já que Brasília se localiza à apenas 254 km. Pelos dados do USGS, o epicentro foi identificado a 14 km de profundidade da terra.

O maior terremoto registrado no país aconteceu em 1995 e chegou a 6,6 pontos na escala Richter. Os abalos foram sentidos em Porto dos Gaúchos, na Serra do Tombador (MT).


Terremotos

Terremotos são tremores de terra provocados por movimentos na crosta terrestre. À movimentação dessas placas e o possível chocamento entre elas, dá-se o nome de abalo sísmico.

A escala Ritcher atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um terremoto. Ela varia de 2 a 10, entretanto nunca foi registrado um terremoto com escala superior a 9.

Os terremotos mais destrutivos registrados em 2010 foram o do Haiti e do Chile. O primeiro atingiu a magnitude 7 e o segundo 8,8 pontos. Cerca de 226 mil pessoas morreram nessas regiões.



Você sentiu o abalo? Deixe seu comentário no espaço abaixo.


Aguarde mais informações




Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br, com informações da UnB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza