Jornal búlgaro Dnevnik diz que Dilma Roussef nasceu na Bulgária

É verdade que existe na Bulgária um jornal de nome Dnevnik. A edição online do dia 04 de outubro de 2010 publica matéria sobre a candidata Dilma Roussef. É assim que se escreve o nome dela em búlgaro.

O jornal Dnevnik é publicado na cidade de Sófia e não Sofia.

No mais, trata-se de um amontoado de bobagens sem fundamento. Isso pode ser facilmente percebido e as perguntas de sempre não podem ser respondidas:
Qual a origem do texto? Quem é o responsável por sua redação? Qual a data? Ele foi publicado em algum jornal?

Primeiramente, um destaque para a imprecisão na indicação de datas: publicou nesta terça-feira, fato curioso se deu na quarta-feira Qual a data? De que mês e ano?

Segundo o texto, o jornal afirma que Dilma Roussef teria nascido. Ora, nasceu ou não nasceu na Bulgária? Por que a dúvida se o jornal teria mostrado a certidão de nascimento dela, conforme a montagem distribuída?

Para não deixar dúvida de que se trata de mais uma patranha, o autor da montagem afirma:

o livro de registro e a extração de novas vias da certidão só estariam disponíveis a partir do dia 17/10. Ou seja, depois do segundo turno das eleiçoes brasileiras!

Brasileiros e brasileiras sabem que o segundo turno das eleições presidenciais ocorrerá no dia 31 de outubro. O dia dezessete de outubro vai cair catorze dias antes do dia trinta e um, como costuma acontecer todos os anos :)


O texto publicado conta inclusive com reprodução da certidão de nascimento da candidata.

A montagem é muito mal feita e parece obra do mesmo artista que produziu a falsa ficha do DOPS.


Caso Dilma seja eleita o jurídico da sua campanha já estuda as medidas judiciais para garantir a posse de Dilma.

É improvável que o PT tenha se valido dos seus aloprados para criar mais uma operação tabajara para lançar a sua candidatura à presidência da república. Além do mais, qualquer candidato a cargo privativo de brasileiro nato tem que comprovar a sua nacionalidade no momento da inscrição.


Reza a constituição Federal que, para exercer o cargo de Presidente da República, o aspirante deve ser brasileiro nato.

Isso é verdade. Segundo o parágrafo terceiro do Art. 12. da Constituição Federal:

São privativos de brasileiro nato os cargos:

I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

III - de Presidente do Senado Federal;

IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;
...

É verdade, mas não transforma as mentiras em coisa verdadeira.

ela não é patriota. Essa frase sugere muito bem a origem da montagem aloprada.

Thiago, um dos nossos colaboradores, diz que "Outro fato interessante é que a foto dos jogadores é do jogo entre Inglaterra e Eslovênia, que ocorreu em 23/06 [2010], que é a provável data da publicação da notícia..."

Ele acrescenta: ao pesquisar a expressão bulgaria birth certificate no Google Imagens, o primeiro resultado que aparece é o original a partir do qual se fez a montagem da falsa certidão. A imagem encontra-se em Historical Documents e ao lado dela vem o texto:

[Madlen's birth certificate] Madlen's birth certificate. Produced by the population registration of Stankedemitrov, Bulgaria - at 1956 (born in Sofia Bulgaria, 12 July 1941) registrated

Clique aqui para ver a certidão fajuta. Veja o detalhe da certidão falsificada. Dá para perceber os borrões nos lugares das datas alteradas.

Veja o mesmo detalhe no documento original:


Os leitores comentam.


Texto copiado da imagem distribuída. Clique aqui para ver o Dnevnik, versão tabajara, no tamanho original.

Sent: Tuesday, October 19, 2010 4:51 PM
Subject: BOMBA!!! Bomba!!! E agora, José???

Recebi (N...) e repasso. Pelo que está aí nesta certidão de um cartório de Sofia, Bulgária, Dilmão não nasceu no Brasil e, portanto, não pode ser presidente da República. P...

O Dnevnik, um dos mais importantes veículos de comunicação da Bulgária, publicou nesta terça-feira um furo de reportagem: segundo o diário de Sofia, Dilma Roussef teria nascido na capital búlgara em 14 de dezembro de 1947, desmentindo a versão oficial de que a candidata do PT teria nascido no Brasil, filha de pai estrangeiro.

O jornal afirma ainda que, contatado para dar sua versão dos fatos, o comitê de campanha de Dilma teria tentado impedir a publicação da reportagem. O texto publicado conta inclusive com reprodução da certidão de nascimento da candidata.

Outro fato curioso se deu na quarta-feira, quando outros veículos forma checar a veracidade do registro de Dilma junto ao cartório de registro das pessoas físicas de Sofia. Os jornalistas foram informados de que o livro de registro e a extração de novas vias da certidão só estariam disponíveis a partir do dia 17/10. Ou seja, depois do segundo turno das eleições brasileiras!

Reza a constituição Federal que, para exercer o cargo de Presidente da República, o aspirante deve ser brasileiro nato. Caso Dilma seja eleita o jurídico da sua campanha já estuda as medidas judiciais para garantir a posse de Dilma.

Dilma, militante comunista nascida na então União Soviética, agora mostra porque (sic) defendeu os interesses de países comunistas acima do Brasil, como no caso da Bolívia e da Venezuela: ela não é patriota, uma vez que nem nascida no Brasil ela é!

Dnevnik aloprado

Katie Kirkpratick
Baleia ataca veleiro

Comentários

  1. -Realmente essa mulher foi "inventada", como candidata a presidente do Brasil, tal qual o Fernando Collor de Mello, nunca teve um cargo executivo-eletivo, mas o PT não seria tão estúpido em colocar uma postulante estrangeira, ao cargo de presidente da república...
    -Fora Dilmão, mas a verdade seja dita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza