EFÉSIOS

CARTA AOS EFÉSIOS
Pois neste trecho da Epístola aos Efésios o apóstolo Paulo demonstra a grande diferença que o conhecimento da verdade revelada através de Jesus Cristo faz na vida de uma pessoa. Alguém que não conhece ou reconhece o Senhor: Sua Pessoa, Seu Poder, Sua Palavra e Seus Propósitos, é chamado por Paulo de gentio (v. 17), ou velho homem (v. 22). Vale ressaltar que todos fomos gentios e velhos homens, e deixamos de sê-lo a partir do momento que conhecemos Jesus e aprendemos Seus ensinos.

O estilo gentio/velho homem de vida: Estilo é um modelo, um padrão. Fala-se muito sobre estilo nos dias de hoje com relação à moda e aos costumes. Na verdade, o estilo é determinado pela maneira de pensar – a forma como as pessoas vêem a vida e como valorizam as coisas. Observe no texto as características predominantes do nosso antigo estilo de vida:

a) Inutilidade dos pensamentos (v. 17): isto se deve aos valores invertidos – coisas totalmente inúteis são super valorizadas. Quando se valoriza coisas tidas por Deus como “inúteis”, a vida se torna fútil, desperdiçada. Por exemplo, a super-valorização da aparência física. No jornal que li hoje há uma matéria sobre jovens que continuam ingerindo anabolizantes veterinários, chegando até a óbito.
b) Obscurecidos no entendimento (v. 18): o que o apóstolo quer dizer com isto? Que o entendimento destes está escuro para as verdades de Deus. Que coisa triste saber que há muitas pessoas totalmente ignorantes para as verdades de Deus, mas sábios para o mal – astutos na malícia – sabem fazer o mal com “excelência infernal” (leia Jr 4:22). No capítulo 3 de I Coríntios, Paulo explica que o gentio, ali chamado de homem natural, não consegue discernir as coisas de Deus, para as quais precisamos ter uma mente renovada.

c) Separados da vida de Deus (v. 18): A vida de Deus é a vida em Deus. Jesus disse: Eu Sou a Vida (Jo 14:6) e Eu dou a Vida e Vida em abundância (Jo 10:10). Um gentio não vê graça na vida de Deus vivida por um cristão autêntico. Resistir ao pecado, manter-se fiel, buscar santidade, adorar, servir, perdoar, abençoar, ofertar... verbos tão normais na vida em Deus são inconjugáveis para quem está preso ainda ao estilo gentio de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças salariais entre homens e mulheres nos EUA

Horta na Chácara - ínicio

A Dubai que você nunca viu: miséria e pobreza