Brasília-DF tem a maior renda per capita do Brasil
Inflação e alta do dólar são dores de cabeça para as classes média e baixa.Brasilienses esgotaram pacotes de viagens com valores acima de R$ 5 mil por pessoa para Resorts no Nordeste, por exemplo, mesmo diante de um cenário econômico com taxa de desemprego em cerca de 15% no DF e servidores públicos com retroativos em atraso e benefícios parados. O mesmo vale para produtos de grifes caras.
Especialistas apontam que quem já possuía dinheiro antes da crise econômica foi pouco afetado, especialmente por serem pessoas com planejamento para lazer e pagamento de contas. Para o restante da classe trabalhadora, que costuma parcelar suas empreitadas e precisar de dinheiro imediatamente para executar seus planos, a situação foi mais complicada.
Sobra renda
“Brasília é a região de maior renda per capita do País. O reajuste de salário e comprometimento de renda (de quem é mais abastado) é muito diferente das pessoas de média e baixa renda”, explica o economista Newton Marques.
O presidente da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav-DF), Carlos Vieira, acredita que “o brasiliense vive de mala pronta, cada um dentro do seu padrão de vida”. Segundo ele, geralmente o lazer é a primeira coisa a ser descartada quando a situação financeira aperta, mas há ressalvas. “Quem tem mais verba mantém esse item no menu, por considerar muito importante”, resume.
“O mais afetado é quem tem menor poder aquisitivo e planejava viagem ao exterior. Pessoal que dependia de pagamento parcelado, tinha um orçamento restrito e não comprou moeda antes viu a reserva dele em real evaporar”, complementa o presidente da Abav-DF. Para ele, o erro de planejamento de quem ficou impedido de viajar ao exterior devido à variação cambial foi “confiar que o governo traria uma economia estável”.
Ilha da fantasia
“Brasília é uma Ilha da Fantasia com várias características”, avalia o economista Newton Marques, em alusão ao seriado de TV do fim dos anos 1970. No programa, um milionário e seu assistente anão são anfitriões de um lugar onde todos os desejos podem ser realizados. “O diferencial de salário do setor público (em relação ao privado) é muito grande”, complementa o especialista.
Comentários
Postar um comentário