Como escolher o travesseiro certo para o seu descanso
Ele é um item indispensável para uma boa noite de sono e influencia diretamente sua saúde. Escolha o seu e bons sonhos
Não deve-se fazer conforme está ilustrado na foto ao lado.
Sabe aquele desconforto ao levantar da cama, com dores no corpo e na cabeça? Nem sempre a culpa é só do colchão. O travesseiro também garante o conforto e descanso na hora de dormir. “A curto prazo, usar o travesseiro errado causa dor nas costas, que após sair da cama e se movimentar já alivia. A longo prazo, dores crônicas, lesões de disco e articulares e dores de cabeça”, explica o ortopedista Xavier Soler i Graells.
Não deve-se fazer conforme está ilustrado na foto ao lado.
Segundo a pesquisa do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais de 80% dos brasileiros usam o travesseiro de forma errada. Os especialistas apontam duas posições como as corretas para dormir: de lado ou de barriga para cima. Em ambas, é necessário mais um travesseiro entre os joelhos ou abaixo deles. Para quem dorme de lado, o travesseiro tem de preencher o espaço entre a ponta do ombro e a orelha. Quem dorme com a barriga para cima, precisa de um travesseiro mais baixo e macio, apenas para apoiar a cabeça e não forçar a cervical.
Escolha
Outro motivo para a troca de travesseiro é que ele é o principal esconderijo de microorganismos, que causam conjuntivite, eczema, espirros, coceira e asma. Segundo a consultora de sono da marca de travesseiros Duoflex, Renata Federighi, após um ano de uso, ácaros vivos e mortos e suas fezes representam 10% do peso do travesseiro. O ideal é usar um travesseiro anti-ácaro, mesmo que não haja predisposição à alergia. O prazo de validade de um travesseiro varia de dois a três anos, dependendo do fabricante, e leva em conta a capacidade que o material de preenchimento tem de voltar à sua forma original.
O fisioterapeuta Álvaro Wolff aconselha a testar o travesseiro na loja antes de comprar. Alguns materiais são mais indicados pelos especialistas, como o de penas ou penugens, por permitir que a pessoa modele o travesseiro antes de dormir, ou os materiais sintéticos e antialérgicos macios, que permitem que a cabeça afunde neles. Quanto ao travesseiro de viscoelástico, mais conhecido como travesseiro da Nasa, não é recomendável para todos, pois é pesado e demora a responder após deformado.
Cuidados
Veja as dicas dos especialistas e tenha uma boa noite de sono:
- Ao testar o travesseiro na loja, você pode apoiá-lo contra a parede com a cabeça em vez de deitar.
- O material interno do travesseiro deve permitir que a cabeça “afunde” levemente e mantenha a cervical na posição natural. Ele deve ficar encaixado entre o ombro e a orelha e servir como um apoio e não como uma pressão que “empurra” a cabeça para cima.
- Deixar o braço embaixo do travesseiro prejudica o alinhamento da coluna e pode causar problemas de circulação, uma vez que o peso sobre o braço acaba por comprimir algumas veias e nervos.
Comentários
Postar um comentário