DIABATES , VEJA OS SINAIS
Sinal que não deve ser ignorado.
Ela é silenciosa: em princípio, sem sintomas; o paciente nem sente dores nem percebe que há algo errado. Mas a pré-diabete é uma condição de perigo iminente e que, segundo estimativas da Federação Internacional da Diabete (IDF, da sigla em inglês), acometia aproximadamente 154 milhões de pessoas em todo o mundo em 2008 e deve chegar a 418 milhões em 2025. Grande parte delas não sabe que tem a doença – e talvez descubra tarde demais.
E, como a doença (ou o início dela) é assintomática, é necessário estar atento aos fatores de risco – se a pessoa se enquadrar em vários deles pode ser sinal de uma possível pré-diabete. “Quem tem mais de 45 anos, tem pais com diabete, está acima do peso, tem pressão e colesterol alto, teve diabete gestacional ou filhos que nasceram com mais de 4 quilos tem a obrigação de procurar um médico e fazer exames de sangue
Tem remédio?
Tem. Mas depende de cada caso. “Não há drogas específicas para os pré-diabéticos
Dieta
Entre as recomendações estão o aumento do consumo de frutas, vegetais, legumes e grãos. “A única precaução que tanto o pré-diabético quanto o diabético devem ter é a de evitar o excesso de frutas que tenham muita glicose, como uva e manga.
A endocrinologista Rosângela Réa recomenda caminhadas de uma hora três vezes por semana. “Não é uma mudança radical.
Algumas pessoas , como Claudio Bandeira de
Azambuja ,acredita que O diabetes pode estar relacionado à maneira como a pessoa interpreta, aceitando ou não, o fato. A maneira de encarar e tratar o diabetes depende muito da estrutura, personalidade e disciplina.Ele possui alguns amigos e familiares que são diabéticos e pode observar esse traço na personalidade deles.
Comentários
Postar um comentário